quinta-feira, 3 de junho de 2010

Sedimento

Os sedimentos ou detritos têm origem na sedimentogénese, constituindo a matéria-prima para a formação das rochas sedimentares. Os sedimentos formam-se por desintegração, transporte e acumulação de algum material rochoso preexistente. Isto acontece quando os produtos resultantes da erosão, por acção da gravidade, se depositam - separando-se dos meios de transporte em que se encontravam, tais como o ar, a água e o gelo - em camadas horizontais. À medida que os sedimentos se vão depositando, vão deixando de estar em contacto directo com a atmosfera e a hidrosfera, e vão originando rochas sedimentares por processos de diagénese, ou por simples acumulação ou cementação detrítica.
A origem do material sedimentar é qualquer tipo de rocha magmática, metamórfica e mesmo sedimentar.
Nem todas as zonas da superfície terrestre estão igualmente aptas para a sedimentação, havendo umas que reúnem melhores condições que outras. As zonas privilegiadas para o depósito de sedimentos são as baixas oceânicas, pelo seu grande desnível, e as zonas mais deprimidas do continente, como, por exemplo, os lagos.
Existem três tipos de sedimentos, de acordo com o processo da sua formação: os sedimentos detríticos ou clastros, os sedimentos de origem química ou quimiogénicos e os sedimentos biogénicos.

. Os sedimentos detríticos resultam da alteração de rochas preexistentes. Possuem dimensões muito variadas, que vão desde partículas muito pequenas até grandes blocos rochosos.

. Os sedimentos de origem química têm origem na precipitação de substâncias dissolvidas na água.

. Os sedimentos biogénicos são compostos por restos de seres vivos como os esqueletos ou conchas de animais, ou fragmentos de plantas.



Referenciar documento

sedimento. In Diciopédia. Porto : Porto Editora, 2007.