quinta-feira, 3 de junho de 2010

Argila

A argila é uma rocha granular com grãos de dimensões muito reduzidas. É um produto da alteração de rochas silicatadas, sendo uma mistura de vários minerais: caulinite, ilite e montemorilonite.
As suas principais características são a sua coerência, a sua secura e o seu estado plástico quando entra em contacto com a água.
Devido às suas reduzidíssimas dimensões, e também porque apresentam em geral a forma laminar, as suas partículas apresentam superfícies específicas muito grandes (massa proporcional ao volume, variando na razão inversa das dimensões da partícula).
A sua composição mineralógica favorece o desenvolvimento de reacções químicas com a água e com os sais nela dissolvidos. Desta forma geram-se importantes forças de superfície que acabam por comandar o comportamento do agregado de partículas, ultrapassando largamente o efeito das forças do peso próprio, denominando-se partículas colóides.

As partículas de argila apresentam cargas eléctricas negativas nas faces e cargas positivas nos bordos. Devido às cargas negativas, as partículas de argila atraem iões positivos (catiões) de sais dissolvidos na água. As moléculas de água mais próximas da superfície da partícula de argila estão submetidas a tensões elevadíssimas, encontrando-se praticamente em estado sólido. Cada partícula pode atrair várias camadas de moléculas de água e catiões até ficar electricamente neutra. Designa-se essa água por água adsorvida.
A expansão das argilas dá-se através da absorção de água. Quando têm água em excesso ocorre a sua degradação, perdendo a argila e a sua compactação e originando suspensão de partículas.

Quando a argila se encontra em contacto com a pedra calcária originam-se margas.
Estas contêm cerca de 35 a 65% de argila, apresentando cor acinzentada.
A argila é a principal matéria-prima da indústria cerâmica. O processo de cozedura da argila origina uma massa muito resistente a nível químico.

Existem vários tipos de argilas a nível de formação: argila residual, que resulta de um processo de descalcificação de formações calcárias, encontrando-se frequentemente no interior de cavernas; argila vermelha que resulta de processos de sedimentação em áreas profundas nos oceanos, tendo uma percentagem muito baixa em calcário e apresentando uma cor vermelha devido à presença do hidróxido de ferro e óxido de manganésio.
Os principais tipos de argila ao nível de uso na construção civil são: a caulinite, apresentando esta o maior diâmetro; a ilite e a montemorilonite, a qual atinge valores de superfície específica mais elevados e uma maior capacidade de absorção de água.
A argila é também a matéria-prima de aglomerados rústicos, tais como o adobe de fabrico artesanal, usado para fazer paredes. Estas paredes são de má qualidade e pouco resistentes, tendo que se lhes juntar um pouco de palha ou de feno para lhes conferir maior consistência.
Outro aglomerado rústico é a taipa que é uma pasta de argila, normalmente usada no fabrico de muros, sendo necessário acrescentar cal para lhe conferir maior resistência. Em geral, este tipo de construção rústica com aglomerados de argila ocorre em zonas onde não existe pedra natural capaz de possibilitar a construção de paredes e muros. Este tipo de construção com argila tem o inconveniente de não manter as características de resistência ao longo do tempo.
A argila é usada também, quando granulada artificialmente, como isolante térmico e absorvente acústico.



Referenciar documento

argila. In Diciopédia. Porto : Porto Editora, 2007.