quinta-feira, 3 de junho de 2010

Molécula de DNA





Este trabalho veio como seguimento do estudo da molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico).


O ADN é um dos ácidos nucleicos que são polímeros de nucleótidos unidos por um radical fosfato, que por um lado se liga com o carbono 3 da pentose e por outro lado se liga com o carbono 5 da pentose de outro nucleotídio. Na formação de nucleótidos intervêm três tipos de substâncias: fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada. Estas podem ser de duas classes: duas púricas, a adenina e a guanina, e três pirimídicas, citosina, timina e uracilo. A pentose no ADN é sempre desoxirribose. Das bases nitrogenadas o uracilo nunca aparece na molécula de ADN.
É formado por duas cadeias de desoxirribonucleótidos (que formam uma dupla hélice) unidas entre si por ligações de hidrogénio entre as bases azotadas. A adenina (A) une-se à timina (T) por duas ligações de hidrogénio e a guanina (G) à citosina (C) por três ligações de hidrogénio. Os açúcares fosfatos (P) dão origem à purina, que é composta por timina (T) e citosina (C) .



Em primeiro lugar demos forma à nossa molécula, fazendo uma estrutura em dupla hélice, apoiada sobre uma base. Em seguida, pintamo-la para que fosse mais fácil representar os seus constituintes.
Apesar do nosso esforço para que a nossa representação desta molécula fosse a mais correcta possível, tal não aconteceu. Para isso teríamos que ter representado as ligações entre as bases azotadas, e a ligação de 5’ para 3’.
Contudo, este trabalho contribuiu muito para a nossa aprendizagem de forma a aprofundar e a consolidar os nossos conhecimentos.