quinta-feira, 3 de junho de 2010

Agentes de metamorfismo

O termo metamorfismo designa as alterações na textura e composição química das rochas sobre que actuam os agentes de metamorfismo. Estes são a temperatura, a pressão e os fluidos de circulação quimicamente activos.

A temperatura aumenta com a profundidade e a proximidade do magma.
A pressão é devida ao peso dos materiais suprajacentes - pressões verticais -, ou a movimentos da crosta terrestre - pressões dirigidas. No primeiro caso, a pressão pode atingir o valor de 250 a 300 atmosferas por quilómetro e provoca a diminuição de volume sem alteração da forma. As pressões dirigidas originam deformações, como laminações, foliações, ou folheação perpendiculares à direcção de pressão e, em caso extremo, podem provocar rupturas.
Os fluidos de circulação desempenham uma acção química que é devida a soluções e gases activos que percorrem a rede intergranular das rochas. O principal fluido activo é a água, que contém, muitas vezes, dióxido de carbono, ácido clorídrico, ácido fluorídrico e outras substâncias voláteis procedentes dos magmas.
Os três agentes actuam conjuntamente, mas, em situações específicas, pode ser predominante ou exclusiva a acção de um deles.



Referenciar documento

agentes de metamorfismo. In Diciopédia. Porto : Porto Editora, 2007.