quinta-feira, 3 de junho de 2010

Areia

São rochas sedimentares detríticas constituídas por detritos de tamanho maior que 0,02 milímetros e menor que 2 milímetros.
A sua composição mineralógica pode ser variada, dependendo da composição das rochas de cuja desagregação resultaram os seus constituintes detríticos. Os materiais componentes das areias resultam da desagregação de rochas mais antigas. Estes materiais, após transporte pela água (areias de sedimentação hidráulica), ou pelo vento (areias de sedimentação eólica), acabam por se depositar.
As areias mais frequentes são as siliciosas, graníticas, calcárias, basálticas e ferruginosas.
As areias são rochas permeáveis, propriedade que se revela nos terrenos arenosos e espessos onde a água se infiltra rapidamente. As areias são insolúveis na água. As areias siliciosas apresentam grande dureza.

Areias basálticas - são areias resultantes da arenização dos basaltos onde com frequência se encontram minerais corados como piroxenas, granadas, olivinas, etc. São geralmente de cor muito escura.

Areias calcárias - são areias que resultam da arenização de rochas calcárias e em que o mineral essencial é a calcite (carbonato de cálcio). Fazem franca efervescência com os ácidos. Podem apresentar como acessórios outros minerais. Se as areias calcárias forem constituídas por uma grande fracção de dolomite (carbonato de cálcio e magnésio) a efervescência não é tão evidente. São geralmente de cor clara.

Areias ferruginosas - são areias resultantes da arenização de rochas com minerais ferruginosos ou resultantes da acumulação de uma fracção ferruginosa, por vezes rica em magnetite, ou contendo óxidos ou hidróxidos de ferro que podem dar a cor amarela ou vermelha às areias.

Areias siliciosas - são areias constituídas por quartzo, que é o mineral mais abundante na crosta terrestre e é muito resistente à alteração mecânica e química. Podem suportar um longo transporte, enquanto que outros minerais são decompostos e depois arrastados em solução. São geralmente de cor muito clara.



Referenciar documento

areia (petrologia). In Diciopédia. Porto : Porto Editora, 2007.