quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Traqueófitas




São plantas que apresentam, com vários graus de desenvolvimento, sistemas vasculares constituídos por tecidos condutores especializados. Estes tecidos permitem o transporte da água e outras substâncias minerais, a seiva elaborada, que contém substâncias orgânicas resultantes da fotossíntese, para as restantes regiões da planta.

Este termo, que foi introduzido na classificação biológica por analogia com as talófitas e briófitas, inclui todas as plantas vasculares (pteriodófitas e espermatófitas), acentuando a importância fisiológica e filogenética do sistema vascular.

A proliferação destas plantas tornou o meio terrestre mais favorável para os animais, permitindo a anfíbios e insectos estabelecerem-se.

As traqueófitas dividem-se em três subgrupos: licopodíneas, equisetíneas e pterofitinas. As pterofitinas compreendem três subgrupos: filicíneas, gimnospérmicas e angiospérmicas.

As primeiras plantas vasculares apareceram no princípio do período Silúrico, há cerca de 430 milhões de anos. O primeiro grupo de que há registo fóssil mais ou menos completo é o da divisão Rhyniophyta, que viveu há cerca de 410 milhões de anos. Uma das plantas deste grupo não era mais que um pequeno corpo com esporângios e ápices de ramos. Outras antigas plantas vasculares desenvolveram folhas, que inicialmente não eram mais que pequenas emergências dos caules, e esporângios mais complexos.

Estas plantas distinguem-se pelo seu grande e dominante esporófito, nutricionalmente independente. Apresentam tecidos condutores, folhas especializadas, caules e raízes. As folhas apresentam cutícula e estomas.

As suas sementes, nas quais o embrião está protegido com uma camada do tecido do esporófito, desenvolvem-se em plantas vasculares muito evoluídas e caracterizam os grupos denominados gimnospérmicas e angiospérmicas. As sementes representam o culminar da mais significativa evolução do ciclo de vida das traqueófitas, nas quais ocorreu uma progressiva redução do tamanho do gametófito e a sua completa subordinação nutricional ao esporófito.



Referenciar documento

traqueófitas. In Diciopédia. Porto : Porto Editora, 2007.