quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

clonagem




A clonagem é um processo de obtenção de indivíduos ou populações provenientes de multiplicação vegetativa ou assexual do mesmo indivíduo. Os clones assexualmente produzidos são geneticamente iguais ao seu único progenitor.

Há já centenas de anos que têm sido clonados determinados tipos de organismos; a natureza fê-lo ao longo de milhões de anos. Sempre que uma porção de planta foi cortada com a finalidade de multiplicação vegetativa (por exemplo, propagação por estaca), um organismo estava a ser clonado.

Os cientistas sempre tentaram desenvolver técnicas de laboratório que permitissem clonar organismos. O seu primeiro objectivo não foi produzir organismos idênticos com características genéticas específicas mas responder a uma questão biológica básica. Poderá uma célula, com características específicas, tais como a folha de uma árvore ou a pele de um mamífero, conter toda a informação genética que possibilite a génese de um indivíduo completo.

Em 1958, Frederic Steward e os seus colegas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos da América, isolaram células da raiz de uma planta a que retiraram a parede celular - protoplastas - e colocaram-nas num meio apropriado de cultura. As células proliferaram, formando uma massa que designaram por "gomo". Do "gomo" pôde então desenvolver-se uma planta completa possuindo todos os tipos das diversas células normalmente presentes. Pôde assim concluir-se que a célula da raiz colocada no meio de cultura era totipotente, isto é, capaz de gerar um indivíduo completo.

Esta técnica é hoje utilizada para a obtenção de plantas com determinadas características específicas e sua multiplicação. É o caso da batateira, do tomateiro, da couve, da túlipa, do lírio, etc.

É evidente que os animais podem ser clonados por esta técnica. Experiências com animais utilizando a transferência de núcleo têm provocado o mesmo resultado. Experiências com mamíferos mostram que é possível obter um animal completo a partir de um óvulo para onde foi transplantado o núcleo de uma célula adulta.





Referenciar documento

clonagem. In Diciopédia. Porto : Porto Editora, 2007.